quinta-feira, 13 de maio de 2010

A lagartinha muito comilona (1)

A segunda sessão - dia 20 de Abril (terça-feira) – contemplou a animação do livro infanto-juvenil…

Título: A lagartinha muito comilona
Autor: Eric Carle
Ilustrador: Eric Carle


Sinopse: À luz da Lua, um pequenino ovo descansava numa folha. Num domingo de manhã o sol quente chegou e PLOC!..., de dentro do ovo saiu uma lagartinha magra e esfomeada.
A edição desta obra em português representa um marco no panorama editorial, uma vez que apresenta aos mais novos um dos clássicos contemporâneos, com o design inovador e as brilhantes ilustrações que têm o cunho inconfundível de Eric Carle.


Área temática: Alimentação saudável (e outros que tais)

Depois de dar o pontapé de saída com o livro infanto-juvenil "Quando a Stella era muito pequenina", onde estava presente a temática do crescimento, o próximo passo estava guardado para as principais questões do nosso projecto, a promoção de bons hábitos. E para iniciar esta sensibilização, nada melhor do que abordar a alimentação saudável. Um dos objectivos era "atingir" as crianças com esta questão da alimentação saudável, por forma a estas perceberam que para crescerem como a lagartinha, é necessário uma alimentação saudável, ao invés da ingestão de alimentos ricos em calorias, como as guloseimas. Como tiveram oportunidade de verificar, comer esse tipo de alimentos em demasia, provoca uma enorme dor de barriga (foi o que aconteceu à lagartinha muito comilona).
A imagem que se segue ilustra um dos miolos do livro, “A lagartinha muito comilona”.


A animação do livro esteve ao encargo da senhorita com 1,58 centímetros, Andreia Ferreira. Um pequeno excerto da história (áudio) e uma imagem, que evidenciam o momento:



segunda-feira, 3 de maio de 2010

Música ´Leitura ao Centímetro` - Registo de áudio

Após a segunda sessão realizada, postamos aqui a música do projecto (como pedido), na voz das crianças. Ainda numa fase de interiorização da letra e com a ajuda pontual dos intervenientes, este é o resultado. Esperemos que gostem :)


Mascote, eu te baptizo com o nome de…

´Cuxo`

Depois de uma vasta lista de nomes que as crianças foram propondo e, depois de uns breves segundos em que o júri se reuniu para deliberar e discutir qual o nome a ser seleccionado, acabou por se seleccionar o nome de Cuxo para a Mascote da Leitura ao Centímetro.


É um nome invulgar, ao contrário de outros nomes que foram surgindo e, por essa razão, foi o escolhido. As crianças aprovaram o nome e aclamaram sistematicamente o seu nome.

domingo, 2 de maio de 2010

T.P.C - Tomem pais (estes) cartões - Quando a Stella...

Relembrando o excerto da mensagem (informações aos pais e outros que tais) escrita no início do blogue:


"É importante para o decorrer deste projecto a vossa acção junto das crianças, e por isso apelamos a vossa colaboração. Nós iremos entregar a cada criança, no final de cada animação, um cartão onde estarão presentes duas questões relativas ao livro animado. A vossa tarefa prende-se em colocar as questões às crianças, e escreverem a sua resposta nesse mesmo cartão. O objectivo é para nós, enquanto intervenientes do projecto, retirarmos conclusões e verificar se realmente elas interiorizaram o que nós pretendíamos. Para além disto, e se os resultados forem bons, as questões levarão a que as crianças vos recontem o que se passou nesse mesmo dia, incluindo a história".


Quando terminada a primeira actividade (Quando a Stella era muito pequenina) era tempo para lhes mandar o T.P.C - que tradicionalmente é reconhecido como o trabalho para casa - onde, de facto, se justifica a utilização dessa expressão. Porém, optámos por a ler da seguinte forma: T.P.C - Tomem pais (estes) cartões. Os cartões que, no final de cada sessão, eles darão aos pais, para que em conjunto, respondam às questões colocadas.

As questões foram as seguintes:

1. Como é que o cão da Stella, a tentou ajudar a abrir a porta do quarto?

2. Quando crescer vou conseguir...


Alguns exemplos das respostas que foram dadas pelas crianças.

À questão número um:
1. Colocou os livros por baixo dele (Inês - nome fictício - 98 centímetros)
1. Fez uma rima de livro para chegar ao puxador (Carlos - nome fictício - 1,04 centímetros)

À questão número dois:
2. Chegar à porta (Matilde - nome fictício - 89 centímetros)
2. Vou abrir as portas todas, aquecer a sopa e o leitinho no microondas (Marta - nome fictício - 1,12 centímetros)


Nove crianças levaram o T.P.C e seis delas devolveram nos dias seguintes. Salientamos porém que, pelo facto de as restantes três crianças não terem trazido de volta os cartões, não significa que não tenham dados aos pais, e estes tenham colocado as questões. Acreditamos que sim.

Avaliação – Quando a Stella era muito pequenina (Livreta)


Depois de analisada a avaliação que cada criança efectuou na sua livreta, concluímos que em nove crianças que estiveram presentes naquele dia, e na actividade em si, sete destas carimbaram com cor verde a sua livreta, corresponde a ´Gostei muito`. As restantes duas crianças assinalaram na sua avaliação a cor amarela, que está associada ao ´Gostei`.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Informações

1. Ainda não publicámos ao centímetro a melodia da música que nos vai acompanhar nesta caminhada, visto que ainda não temos nenhuma gravação com a mínima qualidade (apenas se ouvem as nossas vozes, daí a pouca qualidade). Como ainda as crianças estão numa fase de aprendizagem e de interiorização da letra, não se ouvem da melhor maneira. Com a próxima sessão, e com mais um ligeiro “treino”, penso que sim, a música já será merecedora de estar aqui no blogue, para partilharmos com todos vós.

2. E o nome da mascote ainda não está atribuído. As crianças fizeram as suas propostas, e no início desta segunda sessão, o júri irá escolher o nome mais adequado e posteriormente será baptizado. Assim que houver novidades, comunicaremos. Um abraço a todos os que nos acompanham.

Livretas da Leitura ao Centímetro – Fases


A imagem ilustra a fase inicial de construção das livretas. A parte frontal ainda não continha quaisquer informações, visto que demos prioridade à parte interior das livretas. Esta ainda faltava ser legendada com as cores correspondentes às reflexões das crianças, e ser decidido se apresentaríamos ou não os títulos dos livros ao longo da caderneta. Optámos por não desvendar as próximas sessões, e por isso elaborámos os autocolantes das capas dos livros, para naquele espaço em branco, eles colarem.

As livretas (livro + caderneta) que irão acompanhar as crianças ao longo de todas as sessões, foram elaboradas com o intuito de monitorização do projecto e da actividade em si. É importante registar as reflexões que as crianças fazem das actividades. Partindo deste pressuposto, a livreta está estruturada da seguinte forma:

1. As livretas, construídas em tamanho A3, mas preenchendo apenas metade da folha, foi dividida ao centímetro em cinco partes, (criada no programa Microsoft Publisher), tendo em conta as cinco sessões realizadas, ou seja, a cada divisão corresponde a uma actividade de animação da leitura.
2. Na parte frontal da livreta estão expostas as informações sobre a história do projecto, a apresentação do projecto e as personagens que o dirigem, e ainda a letra da música ´Leitura ao Centímetro`. Para além destas informações, ainda surge a capa e a contra-capa da livreta. A capa compreende os dados pessoais de cada criança: o nome, a idade e a altura. A contra-capa está preenchida com a mascote da ´Leitura ao Centímetro`.
3. Na parte interior, registamos o que foi dito interiormente. Cada divisão para cada actividade. No topo colocamos uma régua, para demonstrar que a acompanhar cada actividade, estão os centímetros implícitos. No canto superior direito ostenta, em formato pequeno, a nossa mascote. De igual modo, temos uma linha para escrever qual o livro animado naquela sessão. O quadrado do lado esquerdo, lembrando o bilhete de identidade (colocar o indicador direito) funciona como processo de avaliação que cada criança faz da actividade. As crianças terão à sua frente as tintas de cores, onde irão “mergulhar” o seu dedo e carimbar com a sua impressão digital. Em baixo do quadrado, estão as legendas: Não gostei (corresponde à cor vermelha); Gostei (cor amarela); Gostei muito (cor verde). Para além desta avaliação, as crianças argumentarão. Temos então, os registos. É importante dizerem o porquê de terem ou não gostado da actividade. E as palavras das crianças são improváveis e deveras originais. Quando preenchida a livreta correspondente à actividade realizada, terminamos aprovando e dada como terminada a actividade daquele dia, com o carimbo da ´Leitura ao Centímetro`.
Carimba-te com a Leitura ao Centímetro.

Este é o resultado final.