segunda-feira, 19 de abril de 2010

Quando a Stella era muito pequenina (1)

No passado dia 13 de Abril (terça-feira) realizou-se a primeira, das cinco intervenções que este projecto de promoção de leitura contempla. O livro infanto-juvenil pela qual optámos foi…

Título: Quando a Stella era muito pequenina
Autor: Maria – Louise Gay;
Ilustrador: Maria – Louise Gay


Sinopse: Marie-Louise Gay deu um salto atrás no tempo para responder às questões tantas vezes feitas pelas crianças que lêem e adoram os livros da Stella: De onde é que a Stella tira aquelas ideias extravagantes? A imaginação da Stella não tem limites? E quando a Stella era pequenina, como seria ela?...


Área temática: Crescimento (e outros que tais).
A escolha do livro infanto-juvenil, para dar o pontapé de saída do nosso projecto, recaiu no livro "Quando a Stella era muito pequenina". Esta opção tem um fio condutor e uma razão de ser, ou seja, nada melhor que apresentar e iniciar o projecto ´Leitura ao Centímetro`, com um livro que retrata o crescimento. O objectivo primordial passava por lhes transmitir a ideia de que eles, tal como a Stella, também vão crescer. Pretendemos que os “verdinhos” cresçam ao longo do projecto, como referimos no início do blogue, um crescimento interior centrado na transmissão de hábitos de saúde. Para além disto, um crescer real, em centímetros. Deixemos uma pista que exemplifica o que objectivamos com estas palavras. A imagem pertence ao miolo do livro, “Quando a Stella era muito pequenina”.


O livro foi animado pela senhorita Cristina Gonçalves, com os seus 1,68 centímetros. “Quando a Stella era muito pequenina, vivia numa casa muito grande. Do cimo do sofá da sala-de-estar ela conseguia ver o mundo inteiro”. Uma imagem que traduz o momento de leitura:


Pequeno excerto da animação da leitura, sob forma de áudio: “vamos crescer assim…”



Sugestões para os pais (e outros que tais): Para servir como complemento à animação do livro “Quando a Stella era muito pequenina”, recomendamos aos educadores e às instituições, uma visita até ao Centro Cultural de Ílhavo (entre os dias 4 e 6 de Maio) e assistir à peça de teatro infantil que estará em cena. Este projecto de teatro, intitulado com o mesmo nome do livro acima mencionado, é promovido pela Gato Que Ladra Associação Cultural. Imperdível.

Sem comentários:

Enviar um comentário