segunda-feira, 19 de abril de 2010

Livretas da Leitura ao Centímetro – Fases


A imagem ilustra a fase inicial de construção das livretas. A parte frontal ainda não continha quaisquer informações, visto que demos prioridade à parte interior das livretas. Esta ainda faltava ser legendada com as cores correspondentes às reflexões das crianças, e ser decidido se apresentaríamos ou não os títulos dos livros ao longo da caderneta. Optámos por não desvendar as próximas sessões, e por isso elaborámos os autocolantes das capas dos livros, para naquele espaço em branco, eles colarem.

As livretas (livro + caderneta) que irão acompanhar as crianças ao longo de todas as sessões, foram elaboradas com o intuito de monitorização do projecto e da actividade em si. É importante registar as reflexões que as crianças fazem das actividades. Partindo deste pressuposto, a livreta está estruturada da seguinte forma:

1. As livretas, construídas em tamanho A3, mas preenchendo apenas metade da folha, foi dividida ao centímetro em cinco partes, (criada no programa Microsoft Publisher), tendo em conta as cinco sessões realizadas, ou seja, a cada divisão corresponde a uma actividade de animação da leitura.
2. Na parte frontal da livreta estão expostas as informações sobre a história do projecto, a apresentação do projecto e as personagens que o dirigem, e ainda a letra da música ´Leitura ao Centímetro`. Para além destas informações, ainda surge a capa e a contra-capa da livreta. A capa compreende os dados pessoais de cada criança: o nome, a idade e a altura. A contra-capa está preenchida com a mascote da ´Leitura ao Centímetro`.
3. Na parte interior, registamos o que foi dito interiormente. Cada divisão para cada actividade. No topo colocamos uma régua, para demonstrar que a acompanhar cada actividade, estão os centímetros implícitos. No canto superior direito ostenta, em formato pequeno, a nossa mascote. De igual modo, temos uma linha para escrever qual o livro animado naquela sessão. O quadrado do lado esquerdo, lembrando o bilhete de identidade (colocar o indicador direito) funciona como processo de avaliação que cada criança faz da actividade. As crianças terão à sua frente as tintas de cores, onde irão “mergulhar” o seu dedo e carimbar com a sua impressão digital. Em baixo do quadrado, estão as legendas: Não gostei (corresponde à cor vermelha); Gostei (cor amarela); Gostei muito (cor verde). Para além desta avaliação, as crianças argumentarão. Temos então, os registos. É importante dizerem o porquê de terem ou não gostado da actividade. E as palavras das crianças são improváveis e deveras originais. Quando preenchida a livreta correspondente à actividade realizada, terminamos aprovando e dada como terminada a actividade daquele dia, com o carimbo da ´Leitura ao Centímetro`.
Carimba-te com a Leitura ao Centímetro.

Este é o resultado final.

Sem comentários:

Enviar um comentário