quinta-feira, 3 de junho de 2010

À descoberta do legume (2)

Depois da dramatização da história - Eu nunca na vida comerei tomate – a próxima etapa estava destinada à actividade, À descoberta do legume.

O Sr. Tomate (no lado esquerdo da imagem) apresentou um cesto com legumes (reais) e foi aclamando à vez, o nome de cada criança. Esta iria ao ser encontro e seria vendada por um dos mediadores. Após isto, o Sr. Tomate daria um legume à criança e era proposto a esta, a descoberta ao centímetro do legume que estava a explorar, usando o tacto e o olfacto para desvendar. Quando a criança não descobria qual o legume que tinha na sua posse, daríamos a palavra às restantes crianças, para estas a auxiliarem.
As imagens ilustram a actividade:


- É um fruto, Diana.
- É uma banana.
- Será? Este fruto é redondinho, parece uma bola.
- Uma laranja!
- Certo! Muito bem, Diana.


- O que é Denise?
- É uma alface.
- Será? É parecido. Também é verde. Quem quer ajudar a Denise?
- É uma couve.
- Muito bem, Érica.


- O que é Nuno?
- Não sei!
- Pois, este é mais difícil. Alguém sabe? É uma courgette.


- O que é, Beatriz?
- É um limão!
- Muito bem.


Depois de descobertos alguns dos legumes (na sua maioria, os verdinhos foram desvendando) ainda realizámos o “passa o legume” para dissipar dúvidas que foram surgindo – O que é isto? Será uma batata ou um Kiwi? -. Foi importante, as crianças tocarem, sentirem, e também, cheirarem os legumes.

8 comentários:

  1. Olá, estou adorando acompanhar esse projeto de vcs, sobre legumes. No colégio ao qual trabalho, os docentes estão com o projeto alimentação,e as atividades de vocês, só venho acrescentar!

    Beijinhos aos três!!!!

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, quero agradecer os doces comentários, que tanto prazer me dão...depois, quero dizer que estou a adorar o vosso Projecto, onde tanto grandes como pequeninos se divertem, pois aprender é isso mesmo: essa partilha e interacção, que se nota por aqui, onde ensinar e aprender é um prazer e eles vão "crescendo ao centímetro".
    Parabéns e beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar gostava de agradecer a vossa simpatia pelos comentários que vão deixando no meu cantinho.É sempre bom ter uns comentários faz sempre bem ao ego. Depois gostava de vos dizer que o vosso projecto deve ser super cativante para as criança e a vossa inspiração para os cenários e guarda roupa está fantástico. Parabéns e mais uma vez obrigada

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos voçês! Obrigada pelas visitas e pelos comentários. Querem um chapéu? Claro que vão querer pois estão ...aguardem...só amanhã posso mostrar.
    Voçês fazem um trabalho fantástico! Os meus meninos iriam adorar-vos.
    Beijinhos e milsorrisoscoloridos

    ResponderEliminar
  5. Olá :)
    A descoberta do legume foi mesmo uma diversão para as crianças !!!
    O vosso projecto está excelente!!!!

    ResponderEliminar
  6. De onde é que eu conheço este Senhor Tomate e companhia? Mistério! :)

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pela vossa iniciativa! Têm aí um projecto muito interessante e útil. Votos de um excelente trabalho! CR

    ResponderEliminar
  8. um presente em:
    http://pontosdevista-ec.blogspot.com/
    Um abraço

    ResponderEliminar