sexta-feira, 28 de maio de 2010

Eu nunca na vida comerei tomate (1)

A terceira sessão - dia 4 de Maio (terça-feira) – destinou-se à animação do livro infanto-juvenil…

Título: Eu nunca na vida comerei tomate
Autor: Lauren Child
Ilustrador: Lauren Child


Sinopse: Que se acuse quem sempre gostou de tomate (mas só vale se for mesmo desde criança). Não terão sido muitos os que se renderam logo às maravilhas daquele fruto (sim, não é um legume). Pois, com a pequena e difícil Lola acontece o mesmo. Não só com o tomate, mas com as ervilhas, as cenouras, os feijões e até com os douradinhos e o esparguete (que quase todas as crianças gostam). Quem vai acabar por zelar pela alimentação da menina será o seu imaginativo irmão Charlie, convencendo-a de que "as cenouras são gomas de laranja vindas de Júpiter"; que as ervilhas são "rebuçados de clorofila que caem do céu".


Área temática: Alimentação saudável (e outros que tais)
Após a animação do livro “A lagartinha muito comilona”, os pequenos leitores ao centímetro ainda permanecerem no panorama da alimentação saudável, mas com outra vertente. Depois da grande dor de barriga da lagartinha comilona (como resultado de ter ingerido tantos doces), era importante incentivar as crianças a adquirirem comportamentos saudáveis através da exploração de alimentos que algumas não gostam de comer, mas que faz bem à saúde e promovem o seu crescimento (ao centímetro). Para o efeito, o livro "Eu nunca na vida comerei tomate" assentava na perfeição.
A imaginação está ao serviço do Charlie (e de todos nós) em conotar, por exemplo, as ervilhas a algo que as crianças gostem com regularidade. O próximo miolo ilustra a mudança de opinião da Lola:


Algo diferente aconteceu e o livro se esqueceu. Ao invés de folhear cada página do livro, presenteámos as crianças com a dramatização, "A casa do Charlie e da Lola".

Narrador (e os alimentos): Hélder (1,77 centímetros)
Charlie: Andreia (1,58 centímetros)
Lola: Cristina (1,64 centímetros)
Sr.º Tomate: Ana Rita (1,54 centímetros)

O registo fotográfico evidencia o momento:





Registo de áudio:

8 comentários:

  1. Olá
    Já li os livros que vocês aqui referem. Muito bons. A área da saúde é do meu especial interesse e, estando agora a fazer mestrado em Bibliotecas Escolares e tendo já um mestrado em Saúde Escolar, aliar a área da saúde às bibliotecas, já foi uma das minhas muitas hipóteses de estudo. E aqui surgem vocês com um projecto nessas áreas. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Li esta história e, se quiserem espreitar, está aqui o registo: http://galegaencarnada1.blogspot.com/2009/09/eu-nunca-na-vida-comerei-tomate.html

    Vou seguir-vos e ficar "de olho" em vocês ... :)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, amei,é muito prazeroso vir visitar vocês nesse lindo cantinho!
    Beijo aos três, ótimo final de semana !

    ResponderEliminar
  4. Que delícia estas fotos! Também queria estar aí, para ver...Beijinhos grandes e, mais uma vez, parabéns! A cada visita, uma ideia diferente e...simplesmente linda!

    ResponderEliminar
  5. As histórias são optimas. Também gosto da "sou pequena demais para ir à escola".Agradeço os simpáticos comentários nos Perlimpimpim.
    A camisola podemos fazer uma troca, mandem a morada, está combinado.
    Sabem eu sou de Aveiro e adoro essa terra.
    Gostava de conecer a vossa canção para introdução das histórias.
    Beijinhos da Paula Duarte

    ResponderEliminar
  6. Ora, ora, nada como um post que fala de "Alimentação Saudável" para deixar uma receita de bolo :o)
    Aqui fica a (nossa) receita, pois se consultarem a Internet poderão ver receitas do "Bolo de Iogurte" com outras quantidades e com outras "dinâmicas"...a parte de "bater as claras em castelo", na nossa receita é substitída por "depois de contados, misturados e mexidos, os ingredientes estão prontinhos para ir ao forno" :o) Geralmente duplicamos a receita para termos mais centímetros de bolo:

    Bolo de Iogurte
    Ingredientes:
    • 4 Ovos
    • 2 Iogurtes de aroma
    • 2 Medidas de farinha
    • 2 Medidas de açúcar
    • 1 Colher de café de fermento
    • ½ Medida de óleo
    A medida de referência é o copo do iogurte
    Confecção:
    Bater muito bem os ovos com as medidas de açúcar, juntar o óleo, a farinha, o fermento e o iogurte e continuar a bater.
    Deitar a massa em forma bem untada (com margarina e farinha) e levar ao forno quente.
    Bom apetite

    O Bolo de Iogurte foi a opção do "Bolo de Aniversário", pois além de ser um bolo simples (sem cremes nem "enfeites"), permite-nos trabalhar noções matemáticas de uma forma mais "evidente", já que as medidas são contabilizadas no copo do iogurte. No dia do seu aniversário as crianças trazem os ingredientes de casa e depois...é uma festa centímetro a centímetro :o)
    Continuem o vosso excelente trabalho e obrigada por o partilharem connosco... e já que Aveiro é o "zero da vossa fita métrica", posso dizer-vos que nasci e vivi muitos anos na parte norte do Distrito...Esmoriz :o)

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    A decoração / cenário da apresentação da história está FANTÁSTICO!!!
    As crianças estão a ter centimmmmetrooooooos de Boas Leituras!
    Beijinhos a todos!

    ResponderEliminar
  8. Pois esses meninos têm muita sorte em vos terem por aí!Gostei do cenário e da voz!
    Continuação de bom trabalho
    Luz

    ResponderEliminar