domingo, 2 de maio de 2010

T.P.C - Tomem pais (estes) cartões - Quando a Stella...

Relembrando o excerto da mensagem (informações aos pais e outros que tais) escrita no início do blogue:


"É importante para o decorrer deste projecto a vossa acção junto das crianças, e por isso apelamos a vossa colaboração. Nós iremos entregar a cada criança, no final de cada animação, um cartão onde estarão presentes duas questões relativas ao livro animado. A vossa tarefa prende-se em colocar as questões às crianças, e escreverem a sua resposta nesse mesmo cartão. O objectivo é para nós, enquanto intervenientes do projecto, retirarmos conclusões e verificar se realmente elas interiorizaram o que nós pretendíamos. Para além disto, e se os resultados forem bons, as questões levarão a que as crianças vos recontem o que se passou nesse mesmo dia, incluindo a história".


Quando terminada a primeira actividade (Quando a Stella era muito pequenina) era tempo para lhes mandar o T.P.C - que tradicionalmente é reconhecido como o trabalho para casa - onde, de facto, se justifica a utilização dessa expressão. Porém, optámos por a ler da seguinte forma: T.P.C - Tomem pais (estes) cartões. Os cartões que, no final de cada sessão, eles darão aos pais, para que em conjunto, respondam às questões colocadas.

As questões foram as seguintes:

1. Como é que o cão da Stella, a tentou ajudar a abrir a porta do quarto?

2. Quando crescer vou conseguir...


Alguns exemplos das respostas que foram dadas pelas crianças.

À questão número um:
1. Colocou os livros por baixo dele (Inês - nome fictício - 98 centímetros)
1. Fez uma rima de livro para chegar ao puxador (Carlos - nome fictício - 1,04 centímetros)

À questão número dois:
2. Chegar à porta (Matilde - nome fictício - 89 centímetros)
2. Vou abrir as portas todas, aquecer a sopa e o leitinho no microondas (Marta - nome fictício - 1,12 centímetros)


Nove crianças levaram o T.P.C e seis delas devolveram nos dias seguintes. Salientamos porém que, pelo facto de as restantes três crianças não terem trazido de volta os cartões, não significa que não tenham dados aos pais, e estes tenham colocado as questões. Acreditamos que sim.

Sem comentários:

Enviar um comentário